Principais objetivos

Principais Objetivos

  • Criar a oportunidade para que todos os alunos descubram o prazer de ler e que este prazer torne-se ferramenta em seu desenvolvimento pessoal, educacional, e consequentemente, social.
  • Desenvolver nos alunos, aos poucos, uma melhor compreensão do que se lê.
  • Aprofundar o interesse pela leitura.
  • Dar base para interpretação de textos mais complexos como, por exemplo, textos técnicos.
  • Aperfeiçoar a expressão oral e escrita dos participantes.
  • Identificar a diversidade dos indivíduos.
  • Ampliar as possibilidades de relacionamento interpessoal por intermédio de trocas de impressões.
  • Incentivar a criatividade no pensar, falar, escrever, entender o mundo e relacionar-se com o diferente.
  • Inserir o professor de Comunicação Oral e Escrita nesse contexto e fazer dele um parceiro, gerando mais incentivo em sala de aula.

Sabe-se que quando o processo de aquisição da leitura é penoso a pessoa passa a evitá-la a qualquer custo criando barreiras na aprendizagem e repetindo essa resistência em todas as esferas de sua vida acadêmica (padrão de aprendizagem).

Assim, “a leitura deve ser apresentada como uma experiência interessante, válida e agradável” (Bruno Bettelheim, 1992), para que se torne um padrão positivo de aprendizagem; “a maneira como a aprendizagem da leitura for experenciada pela criança, determinará o modo como ela perceberá a aprendizagem em geral, a maneira como ela passará a perceber-se a si mesma como um aprendiz e mesmo como uma pessoa” (idem).

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